domingo, 21 de março de 2010
sábado, 20 de março de 2010
Dia do Pai
Para oferecer ao nosso pai, fizemos estas molduras com íman para fixar no frigorífico. Utilizámos cartolina canelada, que colorimos com lápis de cor bem afiado e escrevemos um poema no computador. Por fim, colámos um íman na moldura e ficou pronto.
quinta-feira, 18 de março de 2010
Visita de Estudo ao Pavilhão do Conhecimento
Na quinta-feira, dia 18 de Março, visitámos as exposições "Extremos - viver no limite" e "Vê, faz e aprende" no Pavilhão do Conhecimento.
Na exposição "Extremos-viver no limite" ficámos a saber como alguns animais vivem em condições de calor intenso ou frio gélido, como eles estão perfeitamente adaptados a estes climas.
Na exposição "Vê, faz e aprende" pudemos observar, experimentar, tocar e mexer, numa colecção de 66 módulos interactivos que vieram de dois centros de ciência europeus.
Experimentámos, com o nosso esforço físico, produzir a energia necessária para lançar um foguetão de hidrogénio. Também nos deitamos numa cama de pregos e sentimo-nos como os faquires que, afinal, não custa nada pois o nosso peso fica distribuído por milhares de pontas de pregos.
Estes são somente dois exemplos das diversas actividades ali realizadas.
sábado, 13 de março de 2010
PNL - "Graças e Desgraças de El Rei Tadinho..."
Acabámos de ler o livro de Alice Vieira: "Graças e desgraças na corte de El-Rei Tadinho".
Ao longo da leitura ouviram-se muitas gargalhadas na sala, pois a história é muito divertida. Deixamos aqui o resumo ilustrado para que sentiam curiosidade em ler este livro.
O dragão do reino das Cem janelas estava zangado com o rei. Então, o rei Tadinho, prometeu-lhe a mão de sua filha em casamento. Mas, mais tarde, lembrou--se que não tinha filhos.
O rei resolveu pedir ajuda à bruxa do reino, para explicar ao dragão que ele não tinha filhos.
Antes que a bruxa explicasse ao dragão, que o rei não lhe podia dar a mão de sua filha, o dragão pegou na bruxa e levou-a, pensando que esta era a filha do rei.
O rei ficou sem bruxa no reino e resolveu colocar um anúncio no jornal pedindo uma nova bruxa.
A fada Riquezas estava desempregada e resolveu responder ao anúncio, mesmo não sendo uma bruxa.
O Rei gostou tanto de Riquezas que casou com ela e tiveram 18 filhos.
Uma das filhas do rei Tadinho e de Riquezas tinha um problema, escrevia com muitos erros. Mas, quando conheceu um príncipe encantado, esceveu-lhe uma carta de amor sem erros. O príncipe desencantou e a princesa ficou feliz porque já sabia escrever sem erros.
Riquezas, Riquezas, acabaram-se as tristezas.
FIM
No final da leitura deste livro, elaborámos este trabalho com desenhos e resumos dos capítulos.
quarta-feira, 10 de março de 2010
As raízes
Estamos a estudar as raízes.
As raízes servem para fixar as plantas à terra e extrair do solo as substâncias nutritivas necessárias a sua subsistência. Estas podem tem várias formas: aprumada e fasciculada.
Estamos a fazer uma experiência com uma planta de raiz fasciculada.
Observámos a sua raiz e depois plantámo-la num vaso. Ao longo das semanas, vamos registar o seu desenvolvimento até que dê flor.
terça-feira, 9 de março de 2010
Dia da Mulher - 8 de Março
O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de Março, tem origem nas manifestações femininas por melhores condições de trabalho e direito de voto, no início do século XX, na Europa e nos Estados Unidos. A data foi adoptada pelas Nações Unidas, em 1975, para lembrar tanto as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres como as discriminações e as violências a que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo o mundo. (Wikipédia)
Subscrever:
Mensagens (Atom)